SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 9 de novembro de 2014

CANGAÇO: ALGUMAS PERGUNTAS


Rangel Alves da Costa*


Por que o cangaço de Lampião e bandos anteriores continua tão vivo e despertando cada vez mais interesse? Porque a história do povo nordestino na sua raiz e no reflexo de sua luta contra a histórica mão opressora dos poderes. De certa forma, o povo nordestino de agora vê naquela luta o seu próprio encorajamento e seu grito contra as mazelas e injustiças sociais impostas. E desde aqueles tempos.
Lampião: herói ou bandido? Não pode ser visto como um reles bandido aquele que lutou por uma causa, que foi levado à luta pelo próprio sistema. O seu contexto histórico logo revela que teve seu destino gestado pela violência a que foi submetido. Ou deveria ficar no esquecimento o sangue derramado por sua família? Do mesmo modo, não pode ser visto como reles bandoleiro aquele que durante vinte anos comandou homens num ideal comum, sendo caçado feito bicho e ainda assim conseguiu impor medo e respeito às forças policiais e poderosos. Não pode ser considerado bandido aquele cujo mérito de luta foi reconhecido pelo próprio Estado. Ora, a patente de Capitão da Guarda Nacional lhe foi outorgada com honraria. Um homem assim não pode ser visto como bandido comum. Ademais, mesmo que não seja visto como herói, ninguém pode desconhecer seu heroísmo. Passe um dia na caatinga fechada, em meio a serpentes e espinhos, tendo inimigos no encalço, para ver se é fácil suportar. E quem passou vinte anos nessa lide debaixo do sol e da lua, viveu heroicamente ou não?
O cangaço provocava perversidade e violência? Não há guerra sem violência, e o cangaço vivia em permanente estado de guerra contra as forças policiais. E ninguém poderia esperar bondade de lado a outro quando se tratavam de inimigos. No campo de batalha todas as armas são utilizadas, desde a emboscada ao trucidamento lento do oponente. Há de se observar que era uma luta entre caça e caçador, entre a presa e predador. De um lado a volante aterrorizando todo o sertão para colocar na mira o bando. E de outro lado os cangaceiros, lutando nas trincheiras conhecidas e respondendo ao fogo com mesmo fogo. Daí as sangrias, as mortes violentas, as barbáries. Se era a medida do olho por olho, dente por dente, não haveria de esperar cordialidades entre os beligerantes.
E a violência cometida contra a população? Não há que se negar o rastro de violência e atrocidade deixado pelo cangaço em muitas localidades e povoações por onde passou. E nada justifica a barbárie praticada contra inocentes. Contudo, alguns aspectos devem ser considerados. Em primeiro lugar, mesmo tendo um comando que norteava suas ações, a grande maioria dos cangaceiros era de pessoas analfabetas, rudes, carregando no sentimento o peso da rejeição social. Numa situação tal, muito difícil que tivessem o necessário discernimento para comedir suas ações violentas. E muitas vezes nem tinham tempo de se precaver contra as más atitudes, eis que simplesmente lançavam suas iras contra qualquer um que lhes parecesse ameaça. E nem todos os sertanejos podiam ser vistos como inocentes, como pessoas que não tomavam partido contra o bando. As delações eram constantes, as fofocas se espalhavam como chamas vivas, muitos agiam falsamente ou fazendo o jogo duplo. E tudo isso chegava aos ouvidos de Lampião e também dos cangaceiros. Daí que muitos pagaram em nome de alguns que entraram no jogo para colocar a vida do bando em perigo. Por isso mesmo que muitos ataques deixaram vítimas, tanto inocentes como envolvidas na trama sangrenta. Mas a violência cangaceira foi muito menor que aquela praticada pela polícia, pela volante. Esta sim, esta tornou o sertão num lugar de medo, perseguições e brutalidades sem fim. Tanto torturavam para que dissessem onde o bando estava como matavam se ouvissem que nada sabiam. Aí a violência mais abjeta.
Lampião foi um verdadeiro líder? Há quem conteste a liderança absoluta de Virgulino, e com razão. Verdade que esteve à frente de seu grupo e sobre ele reinou durante cerca de vinte anos. Foi comandante de homens, um excelente general, exímio estrategista, mas falhou, em muitas ocasiões, no comando cotidiano de sua tropa. O mito que foi na ação, no preparo e na hora da batalha, não se mostrou o mesmo em outras situações. Ora, um líder respeitado não deixa que seus comandados pratiquem ou extrapolem nas ações violentas contra civis. E toda violência praticada pelos cangaceiros foi sob o olhar e vigilância de Lampião. Zé Baiano, por exemplo, não estava desgarrado dele quando ferrou aquelas mocinhas no sertão sergipano. Ou será que seus comandados simplesmente agiam e depois tudo ficava por isso mesmo? Será que continuariam fazendo o mesmo se o Capitão firmemente ordenasse que não mais aceitaria aquela maldade contra inocentes? Se ordenou foi desrespeitado, se não ordenou foi conivente. E por isso também culpado.
E sobre a chacina da Gruta do Angico? Lampião sabia que o seu tempo havia chegado. E estava preparado para deixar aquela vida de lutas e sofrimentos. Estava cansado, desiludido, carregando nas costas um desafio de vinte anos. E que jamais sairia como vencedor. Ele sabia disso. Por isso mesmo não se preocupou em acoitar naquele local de defesa tão difícil para o seu bando. Tudo ali era a favor do inimigo, desde o rio às serras. E a gruta sem saída. E o fim. Mas também dizem que ele já não estava ali. Mas também dizem tanta coisa, até que ele se transformou em pedra e como pedra eterna continua lá no Angico. Até que eu acredito!


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Rangel, não se pode mesmo negar o estado de violência pelo qual passou nosso Nordeste - em especial os nossos sertanejos devido as ações dos cangaceiros e, em consequência, as ações dos próprios policiais que combatiam o cangaço. Contudo, se as injustiças fossem interrompidas na origem de toda a história do cangaço, acredito que os jovens das diversas paragens do nosso sertão, não teriam ingressado numa vida tão perigosa e de sofrimento.
Antonio Oliveira - Serrinha.