SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 27 de outubro de 2013

PALAVRAS SILENCIOSAS – 418


Rangel Alves da Costa*


“Sou sertanejo...”.
“Sou da terra árida...”.
“Sou áspero e destemido...”.
“Mas também sou fraco e triste...”.
“Tenho um sol na cabeça...”.
“Tenho uma lua no olhar...”.
“Tenho tanta fé...”.
“Tenho tanta religiosidade...”.
“Tenho uma vela acesa no meu coração...”.
“Caminho descalço...”.
“Caminho sozinho...”.
“Sigo ladeando flores...”.
“E experimentando espinhos...”.
“Sou amigo da pedra bruta...”.
“E do preá corredor...”.
“Tenho moradia na mata...”.
“Sou filho da catingueira...”.
“Parente do angico, da baraúna...”.
“Sou primo da umburana e do angico...”.
“Minha família é grade, sim senhor...”.
“Tenho parente em todo lugar...”.
“Nos campos devastados pelas estiagens...”.
“Nas coivaras enfumaçadas...”.
“Debaixo das locas misteriosas...”.
“No barro seco do tanque...”.
“Boi e cavalo falam comigo...”.
“E respondo satisfeito...”.
“Carcará e nambu também me cumprimentam...”.
“E abraço todos eles...”.
“Até com fogo-corredor eu converso...”.
“Mas gosto mesmo de prosear...”.
“Com meus conterrâneos...”.
“Meus irmão de sangue e chão...”.
“Aquele que é matuto...”.
“Aquele que é caipira...”.
“Aquele que é caboclo...”.
“Ou simplesmente sertanejo...”.
“Tudo como eu sou...”.
“Um cristão filho da aridez...”.
“Um cristão perfumado de flor...”.
“E um apaixonado pela minha terra...”.
“Pelos seus santos e mártires...”.
“Seus beatos e milagreiros...”.
“Seus valentes e cangaceiros...”.
“Seus coronéis e jagunços...”.
“Que família grande, seu moço...”.
“Tem Lampião, o Capitão do Sertão...”.
“Tem Padre Ciço, o Santo do Sertão...”.
“Tem Antônio, o Beato Conselheiro do Sertão...”.
“Tem Frei Damião, o Missionário Milagreiro do Sertão...”.
“E também tem eu...”.
“E quem eu sou...”.
“Um sertanejo...”.
“Só isso...”.
“E não queria ser mais...”.
“Apenas sertanejo...”.
“Só isso...”.
“E que felicidade de ser tudo isso...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: