SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 23 de agosto de 2014

O SILÊNCIO TAMBÉM TEM VOZ


Rangel Alves da Costa*


O silêncio também tem voz. E tantas vezes clama, grita, brada, irrompe em dolorosos sons. E a voz do silêncio é a mais audível de todas, pois de sonoridade mental e interior.
E ecoando na mente logo se faz ouvir o ruído desesperado, aflito, angustiado: solidão, saudade, distância, recordação, desejo, amor e ausência...
A voz do silêncio chega na brisa do entardecer. Silenciosa e mansamente desponta pela janela e diz que trouxe o aroma de alguém, trouxe o perfume tão recordado no corpo do ser amado.
A voz do silêncio é pronúncia certa na solidão. Em momentos assim, quando a distância do outro também provoca distanciamento de tudo, as meigas palavras ouvidas parecem insistentemente ecoar.
A voz do silêncio está na relíquia do passado, no baú da memória, no álbum de uma vida inteira. E a cada folhear, a cada reencontro com as heranças afetuosas é como se portas e janelas se abrissem com aquelas vozes tão amadas.
A voz do silêncio chega no ecoar do sino na hora sagrada. E chega dizendo que há uma prece a ser feita, há uma oração a ser dialogada com Deus, há uma fé que precisa ser alimentada.
A voz do silêncio também chega no mesmo sino da igreja nas horas mais inesperadas do dia. O seu badalar logo traduz um misto de dúvida, de temor, de aflição. Alguém partiu dessa vida e sua despedida é anunciada naquele triste soar.
A voz do silêncio está no espelho, no velho e amarelado espelho. Diante da imagem de si mesma, buscando toda a sinceridade e encorajamento para se reencontrar, a pessoa intimamente vai se perguntando por que o tempo é tão voraz.
A voz do silêncio está na carta guardada na escrivaninha, dentro do livro de cabeceira, debaixo do travesseiro. E todas as vezes que a lê é como se dialogasse com a saudade, com o desejo de ter aquela feição ali ao seu lado.
A voz do silêncio está na janela, na porta, no olhar que mira a vida adiante. Os olhos vão caminhando pelas paisagens, seguindo pelas estradas, avistando pessoas, sentindo as transformações e dizendo da angustiante transformação com que tudo se apresenta.
A voz do silêncio está no silêncio, principalmente no próprio silêncio. Não há silêncio que esteja desacompanhado da voz interior, do pensamento que fala, de tudo ao redor que parece ter vida e voz.
A voz do silêncio está no vento que chega trazendo notícias de outras paragens. Chega veloz para dizer que não deseja que a dor percebida aconteça ali. Chega festeiro para dizer que saia da janela e vá colher as flores do campo.
A voz do silêncio está no íntimo, no âmago, no coração. E da voz do coração as razões para a vida, as grandes lições que a tudo conduzem, as palavras amigas que jamais desnorteiam as verdades.
A voz do silêncio está na velha canção que de repente surge sem que precise de nada cantando. E não uma canção qualquer, mas aquela que faz recordar, que relembra um instante de amor. E quantas vozes, gritos e brados surgem neste momento de doce e cruel recordação.
A voz do silêncio está na lágrima. Toda lágrima brota de um sentimento. Todo sentimento traz sua motivação. Um adeus, uma despedida, a dor, o sofrimento. E não há nada que traduza melhor o instante que a lágrima com sua pronúncia dilacerante.
A voz do silêncio está entre nós, mesmo distantes. Em silêncio ouço o que tanto queria dizer. Em silêncio ouço o que gostaria de ouvir. A minha palavra sai do silêncio e segue a tua procura. E depois retorna para dizer que não a encontrou.
E que terrível grito eu dou. Mas não mais em silêncio. Com a dor que em mim restou.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: