SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 20 de outubro de 2014

GOSTO DE PESSOAS


Rangel Alves da Costa*


Eu gosto de gente, de povo, gosto de pessoas. De conhecidos e desconhecidos, gosto de todo mundo. Daquele que não me olha, do outro que não me sorri, mesmo do que nega um cumprimento, ainda assim eu gosto.
Não sei por que determinadas pessoas são frias, egoístas, vaidosas demais. Atuando como advogado, raramente vejo um profissional cumprimentando o outro, fazendo uma educada deferência. E quando vai atuar na parte contrária, então parece que se torna verdadeiro inimigo.
Mas eu gosto de pessoas e em qualquer situação. Mesmo que não as conheça, fico distante imaginando como aquela feição seria num breve diálogo, numa conversa mais alongada ou em qualquer situação de encontro. Não sei bem o porquê, mas em algumas sinto como se já as conhecesse de outros tempos.
Sei o quanto é difícil gostar de pessoas. Pela violência do mundo, pela estupidez corriqueira e as arrogâncias tão costumeiras, muitos até fogem de qualquer aproximação. E possuem certa razão. De repente basta um olhar e outro já quer tirar satisfação, pergunta o que quer com rompante agressivo e até saca a arma no olhar.
Mesmo temendo tais possibilidades, ainda assim insisto em gostar de todo mundo. Aprecio avistar pessoas com aspectos solitários, sentadas nos bancos das praças, caminhando ao redor dos canteiros, talvez conversando com pombos. E também daquelas que passam apressadas, quase correndo, sem tempo sequer para olhar para os lados.
Muitas pessoas são frias demais, é verdade. Imagina-se até que não gostem de ninguém por perto e muito menos que possam lhe dirigir a palavra. Viver assim arredias possui suas motivações. E é por isso mesmo que merecem ser procuradas, ouvidas e compreendidas. Aos poucos, será possível encontrar as margens da ilha em que se escondem.
São raras as ocasiões, mas de vez em quando ouço um cumprimento de alguém que não me lembro de ter visto antes. Um bom dia ou boa tarde, apenas isso, mas com um poder magistral de provocar a sempre boa sensação de cordialidade e respeito. Passam, cumprimentam e seguem adiante. Mas deixam uma vontade danada de ir atrás e pedir para que digam quem são, o que fazem, para onde vão.
Jamais procuro interromper o silêncio autoritário de qualquer um que se ache importante demais. Pessoas existem que se acham escudadas no suposto poder que ostentam. Só falam com papéis, com números, ao telefone, e quando muito. Nunca estão, não podem receber, e se estão não há de se esperar um diálogo cordial. O mármore desponta como se o interlocutor tivesse de estar ajoelhado para implorar.
Que sejam assim, eu não. Gosto muito de pessoas e tenho certeza que continuarei gostando. Quando chego ao meu sertão, o prazer maior é cumprimentar aquelas mais idosas, empobrecidas, viventes nos escondidos e arredores da cidade. E também nada mais cativante que ter a certeza do quanto elas admiram ser lembradas, visitadas, chamadas a um proseado. Os olhos cansados brilham, os corações se enchem de graças, e tudo tão verdadeiro como a própria existência.
Mas é melhor não gostar e nem falar a cumprimentar com falsidade, a sorrir com ironia ou ter o outro com desrespeito e inferioridade. Do mesmo modo, muito mais verdadeiro desconhecer totalmente a tratar de forma diferente toda vez que haja um encontro. Tem gente que num instante está com uma feição e no outro já está totalmente mudada. Instáveis demais, com problemas próprios não resolvidos, gostam de descontar perante os outros suas mágoas e revoltas.
Não posso dizer que sejam e ajam diferente, que sejam mais cordiais, que compreendam que todos merecem respeito e atenção. Impossível moldar a conduta do outro, principalmente quando este sequer tem tempo de dialogar consigo mesmo. E não se conhecendo, não se gosta. Mas eu gosto de pessoas. E muito. Por isso mesmo que gosto tanto de você.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Élys disse...

Gostar de pessoas, creio, deveria ser o normal de todos, mas infelizmente isto, muitas vezes não acontece.
Um abraço.