SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 28 de setembro de 2017

IMPRENSA MEDÍOCRE


*Rangel Alves da Costa


Há setores da imprensa que não se enxergam. Ainda há uma imprensa que tenta, a todo custo, fazer partidarismos através de suas páginas. Em Sergipe, onde os jornais tupiniquins ainda não despertaram para a boa e útil prática de apenas informar, sem partidarismos ou vendendo suas páginas às ideologias esfaceladas, ainda se tem o desprazer de folhear verdadeiros ataques à moralidade, à ética e até à justiça.
Ora, toda vez que um jornal impresso deixa de publicar artigos, resenhas e crônicas, que estejam além das nauseabundas politicagens, e prefere mostrar defesas do indefensável, então logo se tem que a liberdade de imprensa e de expressão não está sendo exercida honestamente. Todos os dias chega aqui um jornal que só falta mudar de nome e passar a “A defesa de Lula, do PT e da roubalheira”. E assim por que inconcebível que um jornal se preste a todo dia publicar textos e mais textos de ideólogos esquerdistas buscando destripar o judiciário, desqualificar as provas criminais dos processos envolvendo petistas e, acima de tudo, endeusar Lula e tratá-lo como se fosse um injustiçado e o mais honesto dos homens.
De repente, vem um texto dizendo que ou Lula volta ao governo ou o Brasil está fadado ao empobrecimento total. Esquecem, contudo, que foi Lula e através dele que o país chegou a esse estado de miserabilidade de agora. Vem outro texto dizendo sobre a tentativa de condenação de um homem justo. E há de se indagar, como é que o homem presumidamente íntegro como Leonardo Boff (“A tentativa de condenação de um homem justo”), se presta a escrever uma besteira dessas, tentando tirar da lama aquilo que nem o esgoto suporta mais. E vem outro texto dizendo que qualquer tentativa de golpe militar é para afastar a certeza da vitória lulista no pleito presidenciável vindouro. Há de saber que se há golpe ou se houver golpe, será se não houver a devida e condenação daquele já sentenciado e denunciado em não menos que seis processos criminais, e apontado como coautor em mais outros.
Golpe haverá se deixar que as instituições jurídicas sejam absorvidas pela pessoalidade degradante, através de julgamentos que menosprezem as leis para abraçar a impunidade pelo nome. Aí sim, aí haverá golpe contra as esperanças do brasileiro honesto, íntegro, trabalhador, que deseja, ao menos, ter a desfeita à sua vida retribuída por meio da condenação final dos culpados. É assim que anda agindo a imprensa sergipana. Certamente que não todos os jornais de circulação diária, mas aqueles que se acham no direito de negar as realidades, de não se impor eticamente e principalmente de não respeitar o seu leitor.
Mas é esse mesmo tipo de imprensa que se vende em épocas eleitorais. É esse tipo de imprensa que vende suas páginas a políticos e a pretensos candidatos. É esse tipo de jornal que informa segundo a conveniência e procura fazer caixa pela desinformação ou pela manipulação dos dados. Lamentável que assim ocorra, pois tentar manipular a informação ou informar contrariamente à realidade dos fatos soa como uma cegueira moral inaceitável nos dias atuais de notícias atualizadas e repassadas a cada instante.
Tarefa mais que vil, desabridamente vergonhosa, é essa de, a cada dia, publicar fatos e contextos que se distanciam da realidade, no intuito único de jogar desinfetantes em podridões. Não que se defenda Lula, não que se defenda o PT e sua corja, mas já será abusiva toda e qualquer tentativa de dizer que Moro não presta, que o judiciário não presta, que a força-tarefa da Lava jato não presta, que toda condenação será injusta por que se trata de um santo, de um deus, de um ser dotado das maiores virtudes.
Quem está mentindo, então? Nos autos os reflexos da realidade, nas provas a contundência das nefastas práticas, nos testemunhos e delações todo o desvendamento dessa infame Caixa de Pandora petista. Que a imprensa se respeite, que o jornal impresso sergipano chame para si a responsabilidade de ser honesto e íntegro, e não agir como meio de propagação de ideologias mortas e de políticos igualmente afundados pela corrupção.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: