SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 16 de julho de 2018

COLHENDO OS FRUTOS DO CARIRI CANGAÇO EM POÇO REDONDO - UMA IDEIA EDUCACIONAL



*Rangel Alves da Costa


Juro que por alguns dias eu fiquei como que anestesiado pelo absoluto sucesso do Cariri Cangaço Poço Redondo 2018. Passado o impacto mais que positivo, eis que de repente passei a conviver com um verdadeiro dilema: O que fazer para que o Cariri Cangaço não tenha sido apenas um evento e pudesse continuar produzindo frutos perante toda a comunidade?
Na verdade, bons frutos já haviam sido colhidos com a plena aceitação, participação e envolvimento da comunidade. O povo de Poço Redondo e pelos sertões ao redor, não somente amou a realização do Cariri Cangaço como já demonstrou seu desejo de querer mais, de ter outros eventos de igual porte e natureza. Contudo, o meu desejo - e bem antes que o futuro nos reserve o que mereçamos - é que algo mais fosse colhido deste evento amado e admirado por todos.
Fazer o que, então? E sobre isto eu venho meditando já desde uns dois ou três dias. Da reflexão contínua e duradoura, eis que me surgiu uma ideia: Por que não dar continuidade ao Cariri Cangaço Poço Redondo perante a comunidade escolar? Ora, sabido é que a maioria do alunado de Poço Redondo ficou ausente das inaugurações dos marcos históricos.
O envolvimento da educação municipal com o evento se deu basicamente no desenvolvimento de projetos e nas apresentações culturais ocorridas na Praça de Eventos. E de forma igualmente grandiosa. Entretanto, a maioria dos alunos não pôde conhecer a sua história mais de perto, a partir da explanação acerca de cada marco histórico inaugurado.
Eis, então, a questão fundamental: Por que não possibilitar que o alunado da rede municipal vá conhecer de perto e igualmente ouvir as explanações acerca dos marcos históricos de Canário, das Cruzes dos Soldados, de Zé de Julião, de Antônio Canela, da Igreja Nossa Senhora da Conceição de Curralinho, de Brió, de Zé Joaquim, da Maranduba e das Cruzes dos Nazarenos?
Para uma ideia, de todos os marcos históricos programados para serem inaugurados durante o evento, nada menos que três deles sequer foram visitados por escassez de tempo: Brió, Zé Joaquim e Maranduba. Então, por que não permitir que os alunos de Poço Redondo tenham prazer e honra de inaugurá-los?
Como isso aconteceria? Ora, basta que a Prefeitura Municipal de Poço Redondo, através da Secretaria Municipal de Educação, promova atividades extraescolares objetivando fazer o mesmo percurso realizado durante o segundo dia do evento, ou seja, visitando a Estrada Histórica Antônio Conselheiro e a Estrada Histórica da Maranduba.
Semanalmente ou a cada quinze dias, um grupo de alunos seria escolhido para participar de tais percursos históricos. As explanações acerca dos marcos históricos seriam feitas por Rangel e Belarmino, contando com a participação dos próprios professores. E toda a comissão organizadora teria o maior prazer em acompanhar alunos e professores.
Apenas uma ideia, mas creio que bastante válida acaso se considere os frutos que advirão de tais atividades. Levando alunos aos locais históricos, possibilitando com que conheçam de perto as linhas escritas no passado, certamente permitirá não apenas a aquisição de conhecimento sobre sua própria história como colocará perante cada olhar o retrato vivo de nossa imensa riqueza histórica e cultural.
A ideia está dada. Então avante Prefeitura Municipal de Poço Redondo, avante Secretaria Municipal de Educação. O Cariri Cangaço ainda está bem vivo e presente em todos nós. Até que chegue 2019, com fé em Deus!


Escritor
blograngel-sertão.blogspot.com

Nenhum comentário: