SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 21 de novembro de 2017

POÇO REDONDO JÁ FOI EMANCIPADO?


*Rangel Alves da Costa


Logicamente que sim e a verdadeira data da emancipação política de Poço Redondo é a 25 de novembro. E isso sequer deve ser discutido. Contudo, a data da emancipação pouco importa, pois até hoje Poço Redondo não foi verdadeiramente emancipado. E assim por que:
1. Poço Redondo foi emancipado, porém continua absolutamente incapaz de gerar desenvolvimento pelo esforço de seus filhos. Não há indústrias, não há demanda de emprego suficiente para a população, não há geração de renda para o desenvolvimento do comércio e para a melhoria na qualidade de vida.
2. Poço Redondo foi emancipado, mas não para grande parte de sua população. Nenhuma emancipação se traduz em validade se parte de seu povo continua submisso pela necessidade de sobrevivência. Toda emancipação deve chegar acompanhada de crescimento e melhoria, e não de permanência em deplorável situação de sobrevivência.
3. Poço Redondo foi emancipado, contudo continua dependente das poucas ofertas empregatícias no âmbito do próprio município. Daí que a grande massa da mão de obra e de gente apta ao trabalho acaba formando uma enorme fila de desempregados, subempregados, e outros sem quaisquer perspectivas de inserção no mercado.
4. Poço Redondo foi emancipado politicamente, mas não da política como eterno palanque e escadaria, entre os que estão embaixo e os que estão em cima.
5. Poço Redondo foi emancipado, porém permanece pobre, tantas vezes mísero, ainda com bolsões de miséria que vão acumulando um problema social que mais adiante será de difícil resolução.
6. Poço Redondo foi emancipado, mas ainda não soube devidamente emancipar sua cultura, sua potencialidade turística, suas riquezas e atrativos. E tudo que gera emancipação através de emprego e renda, de visibilidade e desenvolvimento.
7. Poço Redondo foi emancipado. Sim, não está mais na situação de povoação. Contudo, a verdadeira emancipação deve estar também no seu povo, na sua feição de município e cidade, no seu destino de progresso.
8. Poço Redondo foi emancipado. E no dia 25 completará 64 anos de existência. Já com idade suficiente para se levantar de seu berço de indigente e caminhar livre, forte, sem grilhões, sem amarras, sem perseguições e sem medo.
9. Poço Redondo foi emancipado. Daí indagar: O que pode comemorar aquele jovem que foi atraído pelo vício por falta de oportunidades? O que pode comemorar aquele que senta num beiral de calçada sem ter o que fazer, onde trabalhar para sobreviver com dignidade? O que pode comemorar aquele jovem que não pôde continuar seus estudos e hoje é evitado e negado pela própria sociedade?
10. Poço Redondo foi emancipado, mas somente terá plena capacidade na vida e no mundo quando os seus filhos tomarem consciência que o seu destino depende de suas ações e atitudes. Em tudo e por tudo.
11. Poço Redondo foi emancipado. Mas está verdadeiramente emancipado?
12. Acrescente-se, por fim, que tudo isso são problemas históricos e que vêm sendo gestados desde os tempos mais antigos. E somente com os esforços, de gestor a gestor, de pessoa a pessoa, de todos, é que a verdadeira emancipação poderá ser alcançada.


Escritor
Filho e apaixonado por Poço Redondo

Nenhum comentário: