SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 16 de janeiro de 2016

AQUI DO ALTO DA MONTANHA (AO PADRE MÁRIO)


Rangel Alves da Costa*


Aqui do alto da montanha olho ao redor e sinto quanto o mundo é pequeno demais perante o que está acima de mim e da montanha.
Aqui do alto da montanha avisto ao redor e sinto o quanto do acima de mim e da montanha está espalhado por todo lugar.
Aqui do alto da montanha, imaginando estar no mais elevado dos cumes, eis que me sinto apenas acima dos meus pés descalços.
Aqui do alto da montanha, sinto, pois, que sou apenas o grão no sopro da vida, a partícula em meio à existência, o pó ante um vento qualquer.
Aqui do alto da montanha, contudo, sou além do grão, da partícula, do pó. Sou quem deseja que eu seja aquele que está acima de mim e da montanha.
Aqui do alto da montanha ouço a voz do vento, a cantiga da brisa, a palavra do silêncio, o chamado da paz. E tudo me chega num verbo encantado e fascinante.
Aqui do alto da montanha vejo um jardim logo ao lado, uma flor ao redor, um pássaro voando, uma borboleta de mil cores. Quem será tão primoroso jardineiro?
Aqui do alto da montanha avisto um condor que voando vai cada vez mais alto. Sumindo no espaço, não sei se recordará da prece que envio aos pés do altar.
Aqui do alto da montanha avisto o rio, o mar, o oceano. Aqui do alto avisto um campo de relvas e uma colina. E tudo avisto como se uma mão ainda moldasse tanta perfeição.
Aqui do alto da montanha, de braços abertos e olhos voltados ao alto, tremulo os lábios e não sei se canto ou louvo uma presença maior que a tudo envolve.
Aqui do alto da montanha, sinto que entrecortando o silêncio me chega um sino de catedral. E além dos portais ocultos uma eucaristia sobre um Deus que é a montanha e tudo.
Aqui do alto da montanha fico imaginando sobre aqueles que ainda não subiram ao cume. Então sei por que tanta descrença na existência, no mundo e nas belezas da vida.
Aqui do alto da montanha enxergo pessoas lá embaixo caminhando sem direção. Não todos, mas sei que muitos algum dia sentirão necessidade do alto dessa montanha.
Aqui do alto da montanha consigo avistar as curvas dos caminhos e os labirintos nas estradas. Somente daqui do alto se percebe o quanto a montanha ensina saber caminhar.
Aqui do alto da montanha sei o quanto é difícil a subida e mais difícil ainda subir mais alto, lá depois das nuvens e adiante. Mas também que basta desejar e o mais alto alcançar.
Aqui do alto da montanha ainda ouço a voz dizendo: Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados; Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra...
Aqui do alto da montanha ainda ouço: Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, pois verão a Deus.
Aqui do alto da montanha, pois, minha voz silencia pela voz do vento e a voz do vento silencia pela voz que diz: Há de compreender a vida pelo que vês e não pela palavra vã!
Aqui do alto da montanha, sentindo que o sol vai se pôr e a noite estreita os caminhos, ajoelho-me em oração, junto as mãos sobre o peito e apenas sorrio. E minha prece é ouvida.
Aqui do alto da montanha, assim que a noite chegar e eu já estiver pela estrada, sei que no alto permanecerei pelo meu coração que não se afasta de onde o mais alto estiver.
Aqui do alto da montanha minha vida vive. Aqui do alto da montanha minha existência existe. Aqui do alto da montanha sou o filho na moradia do pai.
Aqui do alto da montanha vejo brotar minha fé, sinto florescer minha esperança, alcanço o fruto da paz que preciso ter, na vida e para viver.
Por que aqui do alto da montanha chega-me a montanha chamada Deus. E que sempre me faz mais alto, mais alto, mais alto...


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: