SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Palavra Solta: naqueles tempos de criança


Rangel Alves da Costa*


A criança de hoje vive como adulto. O menino de agora parece não vivenciar o seu tempo, sua idade, suas experiências infantis. É tudo regrado, tudo, proibido, tudo burocrático demais. A criançada de hoje não brinca, apenas jogo, e com jogos tecnológicos, informatizados. Mas ainda recorda de um tempo onde a criança verdadeiramente brincava, se encantava com as pequenas coisas, possuía um mundo na rua, pelas calçadas, nos quintais e nos cantinhos das casas. Casa de boneca, cavalo de pau, bola de gude, ciranda, papagaio, peteca baleadeira, bola murcha, esconde-esconde, cantigas e pula-pulas. Quando a lua grande descia e as ruas se enchiam de paz - ah, havia paz -, a criançada chamava aquele mundo de seu mundo e então tudo se tornava em encanto, em fantasia, em alegria. O menino lançava mão do cavalo de pau e saía voando rumo ao céu estrelado. Que sonho bom! A menina chamava a amiguinha, mais uma e mais outra, e de repente já estavam rodando na roda, girando a ciranda, cantando velhas canções: Se essa rua, se essa rua fosse minha, eu mandava, eu mandava ladrilhar, com pedrinhas, com pedrinhas de brilhantes, para o meu, para o meu amor passar... E lá em cima a lua cheia se enchia ainda mais, e se comprazia de prazer, de orgulho, de alegria. E iluminava ainda mais aquela infância em flor.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: