*Rangel Alves da Costa
O passar dos anos parece não ter sido
proveitoso em termos musicais. Atualmente, apenas uma ou outra música desponta
com qualidade, pois o restante é tão descartável que nem ela nem o seu cantor
dura mais que uma estação. Uma musicalidade tão ruim que nem um verso da letra
é guardado para depois.
Seja qualquer denominação que se queira dar -
algo assim do tipo sertanejo universitário, axé, sofrência, paredão, forró elétrico,
etc. -, a verdade é que a musicalidade surgida é tão comercial que não há
nenhum intuito de passar pelo crivo da crítica. Talvez reconheçam que sua valia
se basta no cair do gosto da juventude festeira e na sua exploração em shows
interioranos.
Nessa onda de busca de reconhecimento e
exploração financeira, o que se observa, contudo, é o modismo musical passageiro.
Algumas bandas baianas, como Olodum, Chiclete com Banana e Banda Reflexus,
conseguiram se firmar durante anos, igualmente a cantores como Luiz Caldas. Foram
desaparecendo da mídia e também da boca e do rebolado do povo, o que tenderá a
acontecer com a safra do axé posteriormente surgida.
Cantoras como Cláudia Leite e Ivete Sangalo,
logo terão o mesmo esquecimento experimentado por Margaret Menezes e Sarajane
(a da rodinha). Até Gerônimo, um artista de superior qualidade, agora só é
ouvido no exterior. Significa dizer que a música baiana perdeu seu espaço no
cenário musical. Assim acontece porque o apelo comercial sempre se esvai quando
o público reconhece, por exemplo, que não é mais essa música que deseja ouvir.
Então recorda de um Ederaldo Gentil e a sua genial “O ouro e a madeira”.
Não é diferente o que acontece com o dito
sertanejo universitário e o forró eletrizado, onde nem a sanfona é respeitada. De
Chitãozinho e Chororó, Leonardo, Zezé de Camargo e Luciano, dentre tantos
outros que fizeram sucesso, hoje somente a fama e a recordação de alguns
rompantes que caíram no gosto popular. As bandas de forró - quase todas pertencentes
a empresários - por algum tempo sobreviveram por uma estratégia peculiar: no
ano seguinte os mesmos integrantes já faziam parte de uma banda com nome
diferente. Até mesmo Brasas do Forró e Mastruz com Leite, que se sobressaíam
sobre as demais em qualidade, perderam o fôlego de palco e de mídia.
Então, intencionalmente trabalhados para
sucessos de temporadas, surgiram cantores e bandas cujos estilos se voltam para
o popularesco dançante ou com sofrência de traição amorosa. Cantores como Pablo
e Tayrone cantaram essas dores corneadas para depois sumirem. E dificilmente
retornam. E assim também acontecerá com aqueles ainda de sucesso atual, como
Wesley Safadão, Luan Santana e tantos outros. Certamente não farão falta quando
houver o esgotamento geral de suas idiotices musicais.
Por outro, um alento, um tipo de boa
recordação, já que nem tudo está perdido. E não está perdido pela qualidade
musical de um passado que de vez em quando retoma seu lugar. Não diz respeito
aos grandes nomes do cancioneiro popular nem dos grandes mestres da MPB, mas
tão somente de artistas e músicas que pontuaram e ainda são ouvidos com gosto e
saudosismo, principalmente por haverem marcado intensos e amorosos momentos em
muitas vidas.
A verdade
é que a canção faz bem quando a alma também canta, nem que seja empurrada pela
cachaça. E todo apaixonado que toma umas e outras bem sabe o tipo de música que
melhor lhe convém. Quem no passado não já ouviu “No toca-fita do meu carro, uma
canção me faz lembrar você, acendo mais um cigarro e procuro lhe esquecer”?
Ora, Bartô Galeno dá de dez a zero no Safadão, no Esticado, no Mano Walter, em
todas as Samira, Márcia Felipe e Marília Mendonça. Todos estes não seriam capaz
de fazer corações ainda mais apaixonados com canções assim: “... Ainda ontem
chorei de saudade, relendo a carta, sentindo o perfume, mas que fazer com essa
dor que me invade, mato esse amor ou me mata o ciúme...”, “Oh meu amado! Por
que brigamos? Não posso mais viver assim sempre chorando. A minha paz estou
perdendo, a nossa vida deve ser só de alegria, pois eu te amo tanto...”.
Ou ainda o
velho e bom Fernando Mendes: “Agora, que faço eu da vida sem você? Você não me
ensinou a te esquecer, você só me ensinou a te querer, e te querendo eu vou
tentando me encontrar...”. Também um hino antigo de amor cantado por José
Ribeiro: “Tens a beleza da rosa, uma das flores mais formosas... Tenho medo que
tua beleza de rosa se transforme num espinho, quase morro só em pensar em
perder teu carinho. Tenho medo que esta paixão seja uma ilusão sem fim, tenho
medo que não sejas a flor do meu triste jardim...”.
Brega para
uns, para outros apenas saudade, mas uma musicalidade ainda viva nos corações,
e tanto de balcão como de janela, tanto de lua grande como de insônia, pois
amor. Amor rasgado, porém verdadeiro.
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com
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