SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 12 de agosto de 2015

ALGUÉM QUE CUIDE BEM DE POÇO REDONDO


Rangel Alves da Costa*


Ainda que esteja fincado na mais autêntica região sertaneja, constantemente sofrendo as dores e os sofrimentos advindos com as secas prolongadas, Poço Redondo não é um mundo diferente dos outros mundos, de outros municípios e outras cidades. Mas os recentes administradores tudo fazem para que ele seja considerado o mais empobrecido, o mais feio, o mais desvalido de tudo.
Ainda que a grande maioria dos habitantes do município esteja caracterizada como empobrecida, que não haja emprego que garanta a esperança de ao menos cinquenta por cento dos jovens, que ano após ano a feição da cidade vá se deteriorando e a do município siga a mesma desesperança, mesmo assim não se pode deixar de reconhecer a sua riqueza histórica, geográfica e social. Mas quando tudo está ruim, até mesmo as grandezas se definham e os orgulhos se retraem entristecidos.
Ainda que os recentes administradores tudo façam para que Poço Redondo seja apenas um município miserável dentre os mais miseráveis que existam pelos sertões, jamais poderão acabar com as raízes familiares, com a tenacidade de seu povo, com a infinita sensação de pertencimento, com a grandeza humana que há em seus quadrantes. Ora, Poço Redondo não é o maior município do estado apenas territorialmente.
Poço Redondo possui uma dimensão indescritível para os seus, possui uma nobreza infinita para os seus, possui aquilo que Fernando Pessoa chamou de grandeza não pelo que possui e sim pelo que os seus desejam que seja: “Da minha aldeia veio quanto da terra se pode ver no Universo... Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer. Porque eu sou do tamanho do que vejo. E não, do tamanho da minha altura...”.
Que bom se os administradores avistassem Poço Redondo pela sua grandeza e não pela sua pobreza. Que bom se os administradores avistassem Poço Redondo como uma casa desarrumada que precisa ser urgentemente reparada para o conforto e prazer de um ilustre visitante: o seu próprio povo. Que bom se os administradores avistassem Poço Redondo como um velho pai de família que merece atenção, respeito, carinho, cuidado, amor. Ou como uma linda moça que precisa de cuidados para continuar a mais bela de todas.
Poço Redondo precisa de alguém que cuide, que ame, que abrace Poço Redondo como um filho seu. Poço Redondo precisa de um administrador que caminhe pelas suas ruas, que sinta as necessidades de seu povo, que tenha olhos para avistar o que não pode ser esquecido. Poço Redondo precisa de um prefeito que seja administrador e não mero político, que seja um compromissado com o município e não apenas com grupinhos ou partidários.
Certamente haverão de dizer ser impossível encontrar um nome assim, que seja verdadeiro gestor de ruas, praças, avenidas, povoações, casebres distantes, bairros e conjuntos, de pobres e remediados. Negarão a existência de alguém que possa transformar a cidade e povoados em centros dignos e aconchegantes para os seus e os visitantes. Dirão que ninguém poderá reerguer o município das ruínas em que se encontra agora.
Mas digo que não. E digo que não porque uma boa semente vem sendo semeada e que certamente trará os melhores frutos para o município e seus habitantes. Recentemente estive em Poço Redondo e de lá voltei como o ser humano mais esperançoso do mundo. Contente mesmo. Eis que fiquei sabendo que Jaime Mendonça está disposto a lançar o seu nome como candidato a prefeito nas próximas eleições.
Nome melhor não poderia surgir, ainda que grande parte dos pleiteantes tenha o meu respeito e minha consideração. Mas não posso ficar em cima do muro quando sei que Jaime é o único nome que reúne todas as condições e características para fazer com que o município retome sua estrada de crescimento. Depois voltarei ao tema, mas de antemão afirmo o porquê de minha decisão de antecipar apoio a Jaime Mendonça:
Jaime inegavelmente sabe administrar. A cada dia Jaime comprova que tem compromisso com o desenvolvimento econômico e social de Poço Redondo. E não há nada que Jaime se proponha a realizar que não frutifique. E se possui tamanha aspiração em comandar os destinos do município, certamente que terá um zelo ainda maior com o sertão que o acolheu como filho.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: