SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 6 de agosto de 2015

DE UMA CONVERSA COM PEDRO LIMA


Rangel Alves da Costa*


Outro dia, na noite agora fria de Poço Redondo, encontrei o amigo Pedro Lima pelas bandas da antiga e mal iluminada Praça Arnaldo Rollemberg Garcez, aquela mesma que um dia foi referência em beleza e aconchego. Não na praça escurecida, mas os arredores recebe uma juventude animada entre goles e proseados.
Eu já havia conversado rapidamente com Pedro na viagem entre Aracaju e Poço Redondo, mas apenas coisas amenas. Somente naquele encontro é que pudemos conversar mais detalhadamente sobre os seus planos de mais uma vez disputar uma vaga de conselheiro tutelar e continuar no dignificante, porém nem sempre compreendido, Conselho Tutelar Municipal.
Pedro Lima é, reconhecidamente, um dos conselheiros mais atuantes do município. O reconhecimento vem da própria população, e jamais dele, pois uma de suas principais características é trabalhar sem alarde ou vanglória. Nada inesperado a uma pessoa sempre simples, humilde, com uma palavra cativante perante todos. Contudo, sua característica principal é, sem dúvida, a presteza que tem ao que lhe é confiado.
Daí ser Pedro Lima dedicado de corpo e alma à função de conselheiro que lhe foi confiada pela população. E deseja novamente ser confiado porque sabe que pode fazer muito mais. E é seu desejo sempre fazer mais em defesa da infância e da adolescência fragilizadas por este vasto sertão, buscando a proteção dos menores em situação de risco e tudo fazendo para que os mesmos jamais se tornem objeto de quaisquer tipos de exploração, dentre outros anseios.
E não é tarefa fácil exercer um ofício quando a estrutura material é mínima e a estrutura funcional é ainda mais reduzida. Quer dizer, ser conselheiro municipal em Poço Redondo é muito mais por abnegação, vontade de atuar numa causa justa e encorajamento, a qualquer outra coisa. Quem atua no Conselho Tutelar Municipal conhece bem as dificuldades até mesmo para o cumprimento da lei ou para invocar o seu cumprimento pelos poderes públicos. Mas estes são desafios que Pedro Lima traduz como sendo um ofício divino na proteção ao menor, de modo preventivo e de contínuo acompanhamento.
Segundo revelou-me o amigo, só Deus sabe o quanto dói defender os direitos das crianças e adolescentes contra todos os tipos de abusos e ainda assim ser incompreendido, passar por ruim, ou até mesmo ser ameaçado. E não dói menos ter de recorrer à administração municipal para assegurar as garantias legais e na maioria das vezes ter de estar repetindo ofícios, reenviando protocolos, quase que esmolando o respeito à dignidade da infância e da adolescência.
Disse-me ainda que são muitas as barreiras enfrentadas no ofício de conselheiro, mas que nada consegue arrefecer o seu compromisso com a dignidade do menor sertanejo. E das palavras de Pedro se vê o espelho de sua verdade. Confessou-me ainda que toda vez que a burocracia administrativa ou mesmo a omissão de quem de direito tente minimizar ou negligenciar o direito de uma criança ou de adolescente, não se cansará de recorrer à promotoria pública como esfera maior de proteção aos menores socialmente vitimados ou em situação de risco.
Minhas palavras, contudo, não pretendem apontar Pedro Lima como o melhor conselheiro, pois todos que atuam no Conselho Tutelar de Poço Redondo possuem méritos reconhecidos e merecem e ser reconduzidos à função, através do pleito que se aproxima. Apenas reafirmo a confiança que tenho em Pedro e a certeza que, acaso escolhido, fará de sua experiência uma luta ainda mais intensa para o efetivo cumprimento ao disposto nos arts. 98, 105 e 136, dentre outros, do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Reafirmo, pois, minha confiança em Pedro Lima. Ademais, a dignidade de um Conselho Tutelar sempre nasce de conselheiros verdadeiramente comprometidos com a proteção e segurança das crianças e adolescentes de Poço Redondo. E Pedro já demonstrou que tem compromisso com a vida do menor sertanejo.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: