SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 5 de agosto de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 67

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 67

Rangel Alves da Costa*


Na concepção de Lucas, na sua firmeza de caráter e disciplina espiritual, ir embora dali devido às pressões e ameaças que vinha sofrendo era igual a reconhecer a vitória das forças do mal e a sua fragilidade para lutar e superar tudo aquilo. Por isso mesmo estava decidido a ficar até onde os seus dois pés pudessem ficar assentados em pé.
Tantas e tantas vezes já havia lido sobre as tentações sofridas pelo Senhor no deserto da Judéia, cercado pelas constantes inventivas do mal, sem que tivesse se submetido. Lições maiores não poderiam existir e qualquer um poderiam tê-las por exemplo e se fortalecer para lutar contra os inimigos. Estava lá escrito na Bíblia nos evangelhos de Mateus 4:1-11, Marcos 1:12 e 13 e Lucas 4:1-15, ele lembrava bem:
"Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra. Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus. O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás. Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo". Assim dizia Mateus.
"Cheio do Espírito Santo, voltou Jesus do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, onde foi tentado pelo demônio durante quarenta dias. Durante este tempo ele nada comeu e, terminados estes dias, teve fome. Disse-lhe então o demônio: Se és o Filho de Deus, ordena a esta pedra que se torne pão. Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda a palavra de Deus. O demônio levou-o em seguida a um alto monte e mostrou-lhe num só momento todos os reinos da terra, e disse-lhe: Dar-te-ei todo este poder e a glória desses reinos, porque me foram dados, e dou-os a quem quero. Portanto, se te prostrares diante de mim, tudo será teu. Jesus disse-lhe: Está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e a ele só servirás. O demônio levou-o ainda a Jerusalém, ao ponto mais alto do templo, e disse-lhe: Se és o Filho de Deus, lança-te daqui abaixo; porque está escrito: Ordenou aos seus anjos a teu respeito que te guardassem. E que te sustivessem em suas mãos, para não ferires o teu pé nalguma pedra. Jesus disse: Foi dito: Não tentarás o Senhor teu Deus. Depois de tê-lo assim tentado de todos os modos, o demônio apartou-se dele até outra ocasião. Jesus então, cheio da força do Espírito, voltou para a Galiléia. E a sua fama divulgou-se por toda a região. Ele ensinava nas sinagogas e era aclamado por todos". Assim dizia Lucas, o evangelista de cujo nome havia sido homenageado por sua mãe.
Assim, Lucas preferia ficar, lutar contra todas as forças do mal e vencer, tomado que estava pelo exemplo do Senhor no deserto de um dia e das forças do Espírito Santo no presente. Ali era sua Galiléia, e ali continuaria para cumprir sua missão aqui na terra, junto aos amigos e ao seu povo. Ao menos era isso que desejava.
Vendo infrutíferas as tentativas para mudar o pensamento do irmão, Lúcia resolveu incentivá-lo ainda mais perante os seus objetivos. Reuniu-se em festa com os meninos, pessoas da comunidade e ela mesma pediu para dar a primeira aula de alfabetização para os adultos. Os idosos não davam conta de si de tanto contentamento, querendo saber quando seria a próxima aula da professorinha. Os meninos afirmavam sempre que ficariam com muitas saudades se ela fosse logo embora para onde morava.
E não demorou muito e Lúcia teve que retornar com seu esposo para a cidade onde ele era um importante funcionário de uma grande empresa. Contudo, não sem antes este moço nascido ali mesmo mostrar todo o seu encantamento pelo trabalho desenvolvido pelo cunhado e pelos meninos. Assim, decidiu que no mês seguinte já estaria depositado no banco uma quantia suficiente para que construíssem um barracão bem maior, todo de alvenaria, cobertura segura e algumas divisões internas. Ele mesmo fez a planta. A única condição que impunha era que a construção fosse ao lado do barracão já existente, de modo a não impedir ou dificultar os trabalhos que já vinham sendo realizados.
Enquanto os visitantes estiveram por ali nada de ruim aconteceu, nenhuma ameaça e nenhum tipo de violência. Contudo, bastou que partissem e na mesma noite os tormentos recomeçaram.


continua...





Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: