SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 21 de agosto de 2010

IDEIAS E CONSEQUENCIAS

IDEIAS E CONSEQUENCIAS

Rangel Alves da Costa*


Sempre cai o primeiro pingo de chuva, desponta a primeira lágrima, cai a primeira folha do outono, há o primeiro choro como sinal de vida, há o primeiro não depois de tanto sim. E também houve a primeira pincelada de Leonardo da Vinci na Monalisa; Cecília Meireles escreveu a primeira letra da primeira palavra de Canteiros; Exupéry imaginou pela primeira vez como seria seu Pequeno Príncipe; nos papiros surgiram as primeiras letras da história da humanidade; tive a ideia e surgiu a primeira palavra dessa crônica. Tudo surge, tudo nasce num segundo, num instante, a partir de uma ideia que nasce do nada.
Vendo a noite, alguém teve a ideia de olhar a lua e surgiu a primeira lembrança, a primeira saudade, nasceu a tristeza, veio a primeira lágrima. Tudo nasceu da noite, e depois disso e até chegar à lágrima, o que surgirá a seguir como ideia? Esquecer que ele existe, recordar ainda mais, afogar-se em prantos, tomar uma bebida, dar um telefonema, escrever uma carta, sair para qualquer lugar para tentar esquecer? Tudo nasce de repente, e há muito que se fazer depois disso, com consequencias as mais imprevisíveis.
Como as coisas, os fatos, as realizações, a vida, tudo nasce da primeira ideia que surge do pensamento, logo se deduz que é perigoso demais pensar. E o perigo reside no fato de que a ideia que surge, a luz que chega num dado momento, pode ser tão drástica como o arrependimento por algo terrível que se fez. Exemplificando: e se repentinamente surge a ideia de, ao invés de procurar alimentar um animal faminto, colocar veneno numa comida que é jogada sabendo que o animal vai alimentar-se dela?
Ora, situações podem ser demasiadamente citadas para se ter a noção da importância de se levar adiante uma ideia que surge repentinamente, que nasce do nada, por acaso, e se exterioriza numa ação de segundo. Aparentemente, atirar uma pedra numa vidraça é coisa bastante simples e fácil de se fazer. O menino que, brincando, atira uma pedrinha e depois ouve o barulho do vidro se quebrando logo se assusta pelo resultado inesperado de sua ação. Contudo, se o mesmo menino olha a vidraça e mira e atira, o fato em si já toma uma proporção bastante diferente.
E quando ele, nesta segunda ação, coloca as mãos nos ouvidos para não ouvir o barulho, logicamente que já está se culpabilizando pelo ato e sabendo que aquilo poderá gerar consequencias indesejadas. Não haverá o álibi, a desculpa, o dizer que atingiu sem querer a vidraça. E se, ao invés do menino, quem atira, não uma pedrinha, mas uma bomba na vidraça do país vizinho é um governante que sempre age por impulso e não pela razão?
Porque as ideias são tão perigosas, verdade é que nem todos deveriam ter o direito de ter ideias, de pensar, de agir. Criança pode fazer o que quiser até certa idade, pois presume-se a inocência e a falta de plena consciência pelos seus atos. Mas adulto não. Certos adultos, por não saberem distinguir o que é razão e emoção, o certo e o errado, o fato e o ato, causa e consequencia, não deveriam poder agir soberanamente, praticando o que quisessem por aí, fazendo de cada pingo de água verdadeiras tempestades.
Indaga-se: É normal, está em perfeito equilíbrio mental, um chefe militar que, num impulso de covardia e desumanidade, ordena que atirem uma bomba que irá matar milhares de pessoas inocentes? A esta pessoa deveria ser dado o direito de ter ideias? Ora, Cristo de todos, que ideia é essa de mandar matar pessoas inocentes? O pior é que ordena a morte como se estivesse espirrando ou bocejando. E de repente, o mundo inteiro pode ser destruído por causa de uma ideia de um maluco desses.
Para finalizar, só uma pergunta: Você gostaria de estar refém das ideias de Kim Jong-il, aquele ditadorzinho nojento da Coréia do Norte, ou das desculpas religiosas de Mahmoud Ahmadinejad, aquele doido varrido do Irã?
Se gostaria não sei, pois tem gente que é capaz de tudo, mas só digo que o mundo está cada vez menos mundo e mais bola de fogo por causa das ideias de pessoas como as que citei.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: