SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 31 de agosto de 2010

METADES DE MIM (Crônica)

METADES DE MIM

Rangel Alves da Costa*


Nasci inteiro e sou completo, tão imenso e todo que me divido em metades: uma que sou eu e outra que esse eu exige que seja.
Uma metade corpo, carne, músculos, ossos, sangue, vértebras, veias; outra metade força, coragem, luta, medo, fraqueza, temor, espanto, suor, lágrimas, sonhos, objetivos, realizações.
Uma metade pessoa, homem, ser, indivíduo, voz, grito, defesa, ataque, renúncia, aceitação; outra metade objeto, inimigo, indefeso, estranho, qualquer, vítima, usado, abusado.
Uma metade sobe a montanha, busca, procura, tem crença, tem fé, se encanta, levanta a voz, se agiganta, reconhece, faz prece, agradece; outra metade se nega, se ilude, descrer, é vazio, não ora, implora por qualquer deus.
Uma metade é certeza em Deus, no Pai, no Senhor, no Pai e no Filho do Homem, na Bíblia, na Luz, no terço, na reza, na procissão, na comunhão, na chama da vela; outra metade é ateu, é nada, é sozinho, é esquecido, inexiste, é perdido, é triste.
Uma metade brinca, sorri, se alegra, canta, barulha, pula, joga, corre, cai, levanta, quer mais, faz mais; outra metade se tranca, se fecha, é sem rua, sem amigos, sem bola, peteca, sem janela, sem vidro, sem viver.
Uma metade trabalha, recebe, compra, empobrece, come, bebe, fuma, se cansa, deita, dorme, sonha, se assusta, acorda, faz tudo de novo; outra metade espera, é preguiça, é doença, é distância, é demência, é querer, é não ter.
Uma metade é desejo, é querer, é amor, é paixão, é namoro, é sexo, é tesão, é gozo, arrependimento, é querer mais, é não ter, é buscar, é pagar, é qualquer prazer; outra metade é certinho, é fingimento, é sonsice, é simulação, é fazer escondido, é lavar as mãos, é sujar o corpo, é disfarce.
Uma metade é cidade, é rua, movimento, é carro, buzina, é freio, é xingamento, é placa, marquise, é assalto, é mão estendida, é terror, é pavor, acidente, é morte, abismo, é ter de viver; outra metade é campo, é sertão, é saudade, lembrança, família, é pinga, é barro, massapê, é seca, é amigo, é pobreza, casebre, estrada, vereda, caminho, é seca, é esperança, é lua, é sol, sou eu.
Uma metade é flamboyant, é pinheiro, palmeira, cerejeira, é ipê, figueira, eucalipto, é jaborandi, paineira, é arbusto, floração, é poda, é tronco, cupim, canteiro; outra metade é catingueira, é juazeiro, umburana, é umbuzeiro, goiabeira, aroeira, é palma, é xiquexique, mandacaru, é facheiro, mato, esconderijo, é passarinho, é fruto.
Uma metade de mim é solidão, é tristeza, angústia, é silêncio, saudade, lembrança, é abandono, desilusão, é mistério, é pensamento, é viagem, adeus, é ilusão, é certeza, é desespero, é você; outra metade é o passo, a porta, a chave, o caminho, a vontade, a fronteira, o encontro, o reencontro, o abraço, o amor, o ficar.
Uma metade de mim é Chopin, é Neruda, é Strauss, é Da Vinci, é Whitman, é Sonata, é Drummond, é Amado, é Jorge, é Monet, é Manet, é um Porto, é Pessoa, é O Grito, é Exupéry; é Shakespeare, é Portinari, é Symphony nº 5, é Gardel; outra metade é qualquer um, é um brega, é um chique, é caipirinha, é rabo-de-galo, é Valdick Soriano, é gibi, é palavras cruzadas, é grafite, é mural, é sarapatel, é buchada, é lambada, é forró.
Uma metade de mim é chuva, é tempestade, trovão, é raio, relâmpago, vento, é ventania, é neblina, orvalho, é garoa, é frio, calor, é estação; outra metade é insensibilidade, é tanto faz, é qualquer tempo, é distração.
Uma metade é ouro, diamante, topázio, é jade, rubi, é brilho, é riqueza; outra metade é pedra, é rocha, brita, é areia, pó, é cisco nos olhos.
Uma metade sou eu; a outra metade sou eu no meu ser.
Te dou a outra metade, para ser eu em você.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Toninho disse...

Que jogo lindo perigos praticado com suas metades, a criação ficou perfeita numa tradução que faz olhar para dentro e descobrir nossas metades. Foi uma bela viagem Rangel.Um abraço amigo.