SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 28 de agosto de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 89

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 89

Rangel Alves da Costa*


"Te amei demais ainda criança e quanto mais crescia mais amava. Naqueles momentos não sabia a intensidade do amor que sentia, pois essa medida somente se conhece quando vem a separação. Mas não nos separamos, fomos separados, fomos forçados a deixar de nos encontrar. Se naquele momento soubesse o quanto seria doloroso viver distante de ti, tudo teria feito para continuar ao teu lado, mesmo confrontando a minha família. Mas eu era muito jovem. Quando despertei para o erro já estava mais consciente e pensei que poderia repará-lo mais tarde e recuperar o tempo e o amor perdidos. Tudo isso porque achava que você me aceitaria de volta a qualquer instante que eu pretendesse voltar. Mas quando voltei aqui com a esperança de que ao encontrar-me você não resistiria um segundo, fiquei desencantada com o seu distanciamento, com a sua frieza para comigo e comecei a ter raiva e ciúmes do seu jeito de ser e da sua nova vida. E quando meu pai me propôs usá-lo para os seus objetivos políticos não tive dúvidas em aceitar. E aceitei com afinco porque ao demonstrar que não estava mais apaixonado você já era meu inimigo. E como inimiga procurei fingir que me sentia bem aqui e que era amiga dos meninos somente para tentar destruí-lo. E iria destruí-lo sim se alguém não tivesse trocado o frasco com o veneno..."
Ainda tomado de espanto com a situação e principalmente com essa revelação, Lucas perguntou em meios às palavras de Ester:
- Frasco com veneno?
"Sim, esse frasco aqui. A sua morte estava dentro desse frasco se não fosse a intercessão divina em seu favor". E um frasco surgiu suspenso no ar, levado por uma luz bem forte que falou e depois sumiu. Era o anjo protetor mostrando que estava presente.
Ao sentir a luz e ouvir as palavras do anjo, Ester ficou com as feições diferentes, quase sem nitidez, transformadas como num vulto, e a voz também mais fraca continuou falando com dificuldade:
"Quando você esteve doente e os meninos, aqueles idiotas, foram à minha procura pensando que eu viria até aqui para curá-lo nem sabiam que eu estava esperando a grande oportunidade de acabar com você de vez. E foi quando troquei o remédio pelo veneno e fiz com que engolisse até a última gota. Tinha certeza que ali teria sido o seu fim, mas não, o veneno ficou sem efeito e eu não sabia porque. Agora sei que foi essa coisa – e a luz brilhou novamente e Ester ficou quase sumindo – que impediu a sua morte. E então não sei suportei não ter conseguido meu intento e enlouqueci de vez..."
- Pagando pelo mal que cometeu – Disse Lucas, agora muito mais firme. E a réstia de Ester prosseguiu:
"A loucura me consumiu totalmente e não resisti. Enquanto Padre Josefo bebia o veneno misturado eu já não existia mais para essa vida, mas somente para..." – Ester tentava dizer as últimas palavras num esforço profundo, quase sem ser mais visível.
- Seja lá para onde for está perdoada Ester, que Deus tenha compaixão da sua alma e seja também benigno no seu julgamento. Só mais uma coisa, quem colocou veneno no vinho do Padre Josefo?
"Foi...". Mas Ester não conseguiu dizer mais nada e desapareceu de vez.
Após esses momentos inesperados e as tantas revelações surpreendentes, Lucas disse consigo mesmo que pensava que já havia passado por tudo nessa vida, mas não, pois a cada dia surgiam coisas daquele tipo para confirmar o ditado popular que diz ser a vida uma caixinha de surpresas. Abriu todas as portas e janelas da casa para entrar ar puro e acendeu uma vela em muitas intenções. Fez orações, leu a bíblia.
Contudo, as palavras de Ester com relação ao veneno que foi misturado ao vinho do Padre Josefo não lhe saíam da cabeça. Se ao menos ela tivesse tempo de dizer quem havia feito essa maldade. Nesses pensamentos, falou mais alto sem querer: "Quem terá colocado veneno naquele vinho e a mando de quem?". E novamente ouviu a voz do anjo:
"Não pense que terás todas as respostas no instante que quiser obtê-las. Não é fácil encontrar a verdade. Muitas vezes o silêncio é melhor do que perguntas e a observação é melhor do que a ação. Ademais, quando se trata da verdade ela sempre aparecerá, mais cedo ou mais tarde ela se mostra. Mas com respeito à morte do seu amigo nem precisará muito esperar pela verdade, pois tudo aquilo que já está imaginando é a mais pura verdade. Não cabe a você falar agora, faça valer o seu silêncio, mas já encontrou a verdade". Disse o anjo através de palavras sopradas no ar.
"Então o meu maior inimigo já começou a agir mortalmente. Será que pensa em fazer de mim a próxima vítima?".


continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: