SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 1 de junho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 2

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 2

Rangel Alves da Costa*


E o anjo continuou com sua mensagem: Tua filha, bela e prendada como é, com um comportamento de mulher que nunca foi maculado pelas más línguas da terra e nem jamais chegou ao céu algo que possa manchar suas grandes virtudes, terá um companheiro na mesma qualidade de pessoa, com quem viverá seus dias de esposa e terá muitos filhos. Assim está escrito. Quanto ao teu filho, esse belo rapaz que a idade está se incumbindo do processo de formação do caráter e de suas virtudes positivas e negativas, terá um destino ainda incerto e que, contrariando todas as disposições divinas sobre os homens, o próprio Deus prefere que o mesmo o vá construindo na sua caminhada, pois confia na sua força e inteligência para superar todos os obstáculos que porventura possam surgir. Assim também está escrito...
Após pronunciar tais palavras, o anjo do Senhor desapareceu num raio de luz, deixando Isaura ainda perplexa com o acontecido, incontida pela surpresa da estranha visita. Em seguida, como que guiada por uma força que não tinha naquele momento, ajoelhou-se e ficou rezando por muito tempo, e por tanto tempo que o seu esposo Erasto, após bater na porta do quarto por umas cinco vezes, resolveu entrar para ver se tinha ocorrido algum problema.
Ainda a encontrou ajoelhada, com um terço nas mãos e muitas lágrimas escorrendo pela sua face pálida. "Mas o que houve Isaura, para que esteja nesse estado que causa piedade?", perguntou o marido assustado, segurando-a para que levantasse. Já em pé, abraçada ao companheiro, relatou sobre a visita do anjo e o que ele tinha falado.
No entanto, os dois filhos estavam esperando o pai na cozinha e admiravam-se dele se demorar tanto tempo no quarto, já que fora ali unicamente chamar a mulher para servir o café e sentarem todos ao redor da mesa, como era costuma fazer. Ao retornarem, com o pai amparando sua mãe com um aspecto diferente e olhos ainda vermelhos, compreenderam que ela havia chorado, que alguma coisa estranha havia acontecido dentro do quarto e que, por isso mesmo, precisam ser urgentemente informados.
- Não foi nada meus filhos, apenas um leve mal-estar enquanto eu estava fazendo minhas preces, pedindo proteção ao Senhor... – Foi o que respondeu a mulher assim que foi indagada pelos filhos, sem entrar no mérito verdadeiro da questão, preferindo não ter de explicar tudo novamente. Ademais, não queria causar nenhum temor aos dois.
Contudo, o seu esposo resolveu contar toda a verdade, acrescentando que a visita e as palavras do anjo só vieram confirmar a proteção divina que aquele lar estava recoberto, pois impensável seria que um mensageiro do céu tivesse a preocupação de descer sobre um lar tão humilde e falar coisas tão verdadeiras e confortantes. Em tudo que havia dito havia uma verdade, pois sabiam que os seus dias de partirem estavam se aproximando e que os seus filhos continuariam vivendo em segurança na terra.
Foi quando Lúcia, a bela menina confessada pelo anjo, falou:
- Gratos devemos ficar pela visita desse anjo e como certeza outros estão por aqui ao nosso redor, pairando pelos ares, nos acompanhando e protegendo, pois são os nossos anjos da guarda. Mas esse anjo mensageiro veio trazer mais apreensão do que felicidade, pois não precisava falar nesse destino de todos nós, que é a morte. E ao falar, logo se percebe que deveremos estar prontos para o pior, e é exatamente isso que não vou aceitar jamais, que é algum dia ter de prantear a despedida de qualquer de vocês dois, pois precisamos de vocês, mesmo velhinhos, sempre ao nosso lado e nos guiando... – Já estava com lágrimas nos olhos, quando foi interrompida por Lucas:
- Ora, minha irmã, lembre-se sempre que apenas estamos aqui mas não somos daqui. Quem nos concedeu viver por breves momentos certamente que estará aguardando o nosso retorno. E isso é a vida, que também é a inevitável morte. Certamente que choraremos quando este dia chegar, pois também concebo até como impossível viver sem nossos pais, porém quando forem estarão atendendo um chamado para viverem talvez outra vida, até mais bonita que essa, que é a vida eterna ao lado do Senhor.
Todos lacrimejavam nesse instante, até o próprio Lucas, que tentava se conter para não soluçar.
- Belas palavras meu filho, belas palavras, mas deixemos que o bom Deus decida sobre o que apenas imaginamos. Mas belas palavras meu filho, belas palavras. Que ele continue nos abençoando... – Disse o pai, tentando reanimar a todos.


continua...




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: