SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 27 de junho de 2010

MAIS QUE PALAVRAS (Crônica)

MAIS QUE PALAVRAS

Rangel Alves da Costa*


Do livro da vida, as lições e os exemplos só faltam implorar para serem lidos ou seguidos. Em qualquer situação ou circunstância que o homem se encontre, certamente numa página qualquer desse livro estará seu norte e caminho.
Como ensinamento não há livro mais perfeito do que a Bíblia. Nela estão as graças e as virtudes que devem ser observadas pelo homem fiel aos mandamentos do seu Deus. Contudo, mesmo nas frases soltas, nos pequenos esboços e nas folhas perdidas, haverá sempre lições a serem seguidas. Tudo ensina, tudo pode ser uma grande lição numa frase mesmo despretensiosa. Daí os ditados, os provérbios, as máximas e os dizeres de um povo que são repassados de geração a geração como virtuosa sabedoria. Basta ler, ouvir e procurar entender.
De modo específico, algumas expressões latinas, pelo seu conteúdo implícito e muitas vezes sem uma eficiente tradução, nunca foram tão acessíveis e assimiladas pelo povo. Mas muito do seu conteúdo, como se verá, são verdadeiras pérolas, joias que encontramos e afirmamos que a reconhecemos de algum lugar, de alguma situação na vida. Senão vejamos:
Abyssus non tollit usum: Um abismo atrai outro. Um erro, um engano, ocasiona ou provoca outro. Daí que é preciso agir com muito cuidado e prudência, pois uma atitude errada nunca vem sozinha.
Acta est fabula: Elevar-se aos astros, ainda que com dificuldades. É preciso pensar alto para alcançar os grandes objetivos, mesmo que tudo pareça mais difícil do que as forças do momento.
Ad augusta per augusta: Consentânea da anterior expressão, significa que através das dificuldades é que se chega aos grandes resultados. Quer dizer, todos os grandes feitos exigem grandes sacrifícios.
Ad kalendas graecas: No dia de São Nunca, dia este que nunca chegará. Como se sabe, todos os dias do ano dão nomes aos santos da igreja católica, mas nunca existiu nenhum santo com o nome de São Nunca, daí que citar esse dia é afirmar que algo jamais existirá.
Ad perpetuam rei memoriam: Para perpetuar a lembrança de uma coisa, fato, acontecimento. Significa que os fatos marcantes devem ficar na memória para a eternidade.
Aequam memento rebus in arduis servare mentem: Lembra-te de manter o ânimo justo nos momentos mais difíceis. Conservar o ânimo e o encorajamento é fundamental para o enfrentamento dos momentos difíceis da vida.
Aere perenius: Mais durável que o bronze, eterno. Diz-se com relação aos grandes amores que nada pode destruir.
Alea jacta est: A sorte foi lançada. A decisão que foi tomada não pode voltar atrás. Agora não tem mais jeito, e o que se tem de fazer é contar com a ajuda da sorte, pois não se pode mais rever o que já foi decidido.
Alter ego: Outro eu. Pessoa de nossa absoluta confiança e amizade, que pode representar-nos em tudo. De tão conhecedora que é das razões que movem uma pessoa na sua tomada de decisões e atitudes, outra pessoa pode agir como se fosse a outra e em seu lugar.
Amantes, amentes: Os amantes são doidos. Os que estão sob um sentimento muito forte não raciocinam corretamente. Quer dizer que o amor em demasia tem o poder de enlouquecer as pessoas, que fazem todas as insanidades do mundo como se estivessem agindo dentro da normalidade.
Amicus Plato, amicus Socrates, sed magis amica veritas: Platão é amigo, é amigo Sócrates, mas a verdade é ainda mais amiga. Quer dizer: devemos preferir a verdade à amizade, ainda que seja de Platão ou de Sócrates.
Amor omnis vincit: O amor vence tudo. O verdadeiro amor tem o poder de vencer os maiores desafios.
Ars longa vita brevis: A arte é longa e a vida breve. Quer dizer que toda uma existência é ainda pouca, para o aperfeiçoamento de um artista segundo requer a própria arte.
Audaces fortuna juvest: A sorte ajuda os audazes. Os que são corajosos, intrépidos e arrojados contam com a ajuda da sorte nas suas ações.
Brevis esto et placebis: Sê breve e agradarás. Por que ficar repisando, em demoras, se podes dizer tudo em poucas palavras?
Cogito ergo sum: Princípio da filosofia de Decartes: Penso, logo existo. Significa que através do pensamento o indivíduo é capaz de encontrar a verdade sobre as coisas e sobe si mesmo. É o princípio fundamental da filosofia racionalista, que tem o uso da razão como pressuposto básico.
Contraria contrariis curantur: Contrários com contrários se curam. É o princípio básico da alopatia: deve-se dar o remédio que seja contrário, que produza efeitos contrários ao que produz a doença. Opõe-se ao princípio da homeopatia: similis similibus curantur: curam-se as doenças tomando remédios que produzem os mesmos efeitos produzidos pela enfermidade.
Cor unum et anima una: um só coração e uma só alma. Diz-se da perfeita harmonia entre as pessoas, fato cada vez mais difícil de acontecer. Até o momento da aceitação do outro diante do padre observa-se a ocorrência deste princípio. Depois...
Cuique suum: A cada um o que é seu, princípio básico da justiça.
De nihilo nihil fit: De nada, nada se faz. Não se pode esperar resultado algum daquilo que não existe, que não foi iniciado.
Docendo discimus: Ensinando, aprendemos.
Dum vita est, spes est: Enquanto há vida, há esperança.
Ego sum qui sum: Eu sou aquele que é por si mesmo, que não foi criado por outrem, Deus (Palavras ouvidas por Moisés no monte Sinai).
Errare humanum est: Errar é próprio do ser humano.
Fiat lux: Faça-se a luz! É do Gênesis, ao descrever a sequência da criação das coisas.
Fiat voluntas tua: Expressão de resignação em face de um sofrimento ao qual não se pode fugir. Faça-se a tua vontade!: Foram palavras de Cristo após orar e ver que morreria crucificado.
Homo homini lupus O homem é o lobo do homem. Quer dizer que o maior inimigo do homem é o próprio homem, contra si mesmo e o próximo.
Magnificat: Primeira palavra da resposta de Maria ao anjo que lhe anunciava que ela seria a mãe de Cristo: Magnificat anima mea Domino: a minha alma engrandece ao Senhor.
Memento homoquis es pulvis et in pulverem reverteris: Lembra-te, homem, de que és pó e em pó te hás de tornar.
Nascuntur poetas, fiunt oratores: os poetas nascem, os oradores se fazem.
Nihil novi sub sole: Palavras de Salomão: Não há nada de novo sob o sol.
Non omnis moriar: Não morrerei completamente. Procura passar a ideia de que o espírito sobreviverá.
Si vis pacem, para bellum: Se queres a paz, prepara a guerra. Quer dizer: para viver em paz, deve uma nação estar armada como se fosse entrar em guerra. Só o medo das armas da paz aos povos.
Tempus edax rerum: O tempo destrói as coisas. Frase de Ovídio.
Vulnerant omnes; ultima necat: Todas as horas ferem, mas a derradeira mata. Inscrição de velhos relógios da Europa.
Se mesmo assim ainda não encontrou a expressão latina que mais de perto expresse uma pequena lição de vida, que tome das palavras cotidianas e reflita que "homem é passarinho no ninho da natureza".




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: