SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 20 de junho de 2010

TEMPO NUBLADO, COM PANCADAS DE LÁGRIMAS, SEMPRE... (Crônica)

TEMPO NUBLADO, COM PANCADAS DE LÁGRIMAS, SEMPRE...

Rangel Alves da Costa*


Desde o nascer, a atmosfera da vida começa a se expressar através dos serviços meteorológicos do sentimento. As cartas de previsão do tempo começam a indicar as possibilidades da qualidade do tempo em cada estágio, em cada passo, da existência. Tempo bom, tempo nublado, sol, chuva, nuvens carregadas, tempestades... É sempre assim. Contudo, pessoas existem onde a climatologia da vida instalou somente uma possibilidade de ocorrência de fenômeno atmosférico íntimo: tempo nublado, com pancadas de lágrimas, sempre...
O dia amanhece com todas as suas cores, a manhã promete ser belíssima, a menina levanta e corre para abraçar a vida. Toda bonita no corpo ainda do sono, saí pelo jardim de braços erguidos e faz orações aos deuses da manhã, do dia e do sol para a prevalência da alegria e da felicidade; e eleva uma prece ao Deus maior de sua fé agradecendo a vida e pedindo sempre coisas boas no viver.
Nesse passo, a vida é sempre bonita, sempre bela, como sempre acontece. E olha pra cima e as nuvens passeiam, o sol brilha, os pássaros cantam e a natureza mostra-se em perfeição. Não haverá chuva, não haverá tempestade, não há de surgir tempo ruim. O problema, contudo, começa a ser sentido nas cores da manhã que se instalam internamente, no íntimo da menina, como se a noite inteira fosse de formação de nuvens negras para o que o dia se inicie sempre com tempo ruim. E quando a menina procura se alegrar lá fora, abraçando a vida e implorando aos deuses, parece que suas fragilidades vão despontando internamente e a partir de então começam as saudades, as angústias, as tristezas, as dores do sofrimento.
A menina nasceu assim, num hemisfério da vida onde a noite parece durar mais que o dia, onde o sol se esconde mais depressa todas as vezes que nuvens carregadas começam a se formar. Nesse hemisfério, onde a natureza confunde seus fenômenos com a natureza da vida, a menina parece ter sido escolhida para se experimentar até onde uma pessoa aparentemente normal, bela e jovial, pode suportar as interferências dolorosas daquilo que não quer e não provocou.
Assim, a menina sofre tanto sem saber por que, é martirizada pelo sofrimento da saudade de um amor que nunca teve, é constante assediada por visões de um passado que jura desconhecido. E ela, bela menina em flor, só queria viver, só queria ser como as outras de sua idade, e amar, e sorrir, e brincar, e passear, e ser feliz. Mas não. Desde o levantar até o adormecer vê sua vida jogada num círculo brincante de situações onde o muito que consegue, depois de tristezas e lágrimas, é sobreviver para padecer novamente.
Fingir a felicidade para não sofrer mais ou fingir o sofrimento para tentar ser feliz? Eis a difícil questão minha bela menina. Querem jogar a culpa em você, dizem que precisa ser mais bem resolvida na vida e deixar de viver transformando copos d'água em tempestades. Afirmam pelos cantos que você ou enlouqueceu ou está em vias de ser internada em hospício; sussurram que pessoas que não merecem vivem em total comunhão com a felicidade e você não a tem porque não quer, porque não procura, porque gosta de estar se martirizando, porque acha melhor o quanto pior.
Mas estas pessoas não conhecem você, bela menina; não conhecem a sua natureza e nem a outra natureza inexplicável que a transforma. Seria muito bom espantar para bem longe todos os males e aflições, mas são próprios da natureza da outra natureza, bela menina. O quanto te faz bem um sorriso, um gesto de alegria, um grito de felicidade, mas isto tudo é tão difícil quanto uma gaivota pousar na janela e convidar para voar pelos encantos, belezas e alegrias da vida. Levanta os braços para alçar voo e quer voar todas as manhãs, mas basta que o vento chegue para erguê-la no ar que vem a nuvem carregada, a tristeza, a tempestade.
E é assim todos os dias, nessa incompreensível meteorologia de tempo nublado, com pancadas de lágrimas, sempre...




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: