SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 1 de junho de 2010

SEU IRMÃO QUE NÃO NASCEU (Crônica)

SEU IRMÃO QUE NÃO NASCEU

Rangel Alves da Costa*


Seu irmão não nasceu não porque foi abortado em qualquer mês de gravidez, porque sua mãe passou a ter problemas de saúde e não pôde mais engravidar, porque o médico achou melhor não levar adiante uma gravidez de risco, porque o seu pai de repente ficou estéril, porque depois que você nasceu não mais fizeram sexo, porque ela fez promessa para não engravidar nunca mais. Não. O seu irmão não nasceu exatamente para você ter a certeza de que ele existe, que cresceu ao seu lado, que está ao seu lado, que é seu irmão.
Não pense que é loucura, mas o seu irmão não nasceu para você amá-lo, para chamá-lo de irmão, abraçá-lo e beijá-lo, porque nada melhor do que se ter um irmão que a gente realmente goste. Um pouco mais novo do que você, por isso mesmo gosta de cuidar dele como se fosse um filho seu, uma prenda de grande valor ao seu coração, algo que seria impensável de viver senão em função dele. Porque ele é tudo para você, protege-o como se estivesse cuidando da própria vida e destino, procurando garantir tudo que ele precisa para ter sempre alegria, felicidade e paz. Além do mais é seu irmão, e o que é mais importante.
Contudo, você não pode esquecer que ele é seu irmão, tido como irmão e convivendo como o maior irmão do mundo, mas sem que ele exista, porque ele simplesmente não nasceu, não pode estar fisicamente ao seu lado, mesmo que você insista em perguntar como vai, do que está precisando, de abraçá-lo e beijar seu rosto. O que você tem de compreender é que seu irmão querido está presente somente na sua ideia, no pensamento, na vontade tamanha de que ele realmente exista.
Esse amor imenso que você tem ao seu irmão que não nasceu, que não existe, só pode ser explicado pelo fato de que, sendo filha única, a coisa que você mais queria na vida era ter um irmãozinho que lhe fizesse companhia. Daí criar na imaginação esse irmão que tanto ama, tanto quer e protege. Até tem um quarto só para ele, guarda suas roupas no guarda-roupa, enfeita sua estante com coisas bonitas e forra sua cama com um lindo lençol. Você disse que ele faz aniversário no dia 1º de junho e por isso mesmo todo ano prepara uma festinha, convida uns amigos e brinca até o amanhecer.
Mas por que isso tudo, tanta coisa e tanto cuidado sem necessidade para alguém que não existe, para um irmão que não nasceu? Todo mundo sabe que você é assim mas até hoje ninguém quis lhe falar a verdade, convidá-la carinhosamente num cantinho aconchegante da sala para resolver de uma vez por todas esse problema de querer ter sem ter, de acreditar que tem sem que exista, de viver sonhando quando a realidade é muito clara: você é filha única e filha única não tem irmão, pois é única, como o próprio termo indica.
Mas compreendo você e até dou razão. Sua colega de escola vive tristonha porque seu irmão está envolvido com sérios problemas causados pelo vício de drogas e os seus pais não sabem mais o que fazer para afastá-lo desse caminho de perdição. Já o internaram duas vezes e o garoto acabou fugindo. Sua amiga de infância diz que um dos três irmãos resolveu morar sozinho mas já há mais de cinco meses que não vai em sua casa e não dá notícias. Os seus pais vivem desesperados, procurando de um lado a outro sem saber do seu paradeiro. Sua prima vive dizendo que o seu irmão, que também é o seu primo, mudou muito depois que cresceu; só porque arranjou um bom emprego tornou-se arrogante, frio e quer menosprezar a todos da casa. Uma vez mandou seu pai calar a boca dizendo que velho tem mesmo é que ficar calado. Contudo, o que mais lhe doi é o fato de que uma grande amiga perdeu há dois meses um irmão num desses rachas de carros após uma bebedeira.
Por isso menina, por tudo isso é que tanto quer um irmão. Para não deixar quem tanto ama ser levado pelas incertezas da vida, pois acredita que ele ouviria tuas palavras, como realmente ouve nessa fantasia de tanto amor. E diria sempre, como continua dizendo: Cuidado irmão, muito cuidado irmão, pois a vida nada será sem preservar nosso ser que ainda quer tanto ser!...



Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: