SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 19 de junho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 20

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 20

Rangel Alves da Costa*


Assim, juntamente com os alunos que passaram a visitá-lo constantemente, indo até ali para conversar sobre tudo, outras vezes sobre nada, ou ainda para que ele desse explicações sobre temas escolares que se transformavam em verdadeiras aulas, Lucas foi erguendo uma pequena estrutura em madeira e palha bem ao lado de sua casa, que todos consensualmente passaram a denominar de barracão de tudo, com o objetivo de que mais tarde servisse para as reuniões, brincadeiras, enfim, tudo que o grupo tencionasse fazer.
Certa vez, enquanto fincavam algumas estacas no chão para servir de limites e demarcar onde as paredes de palha ficariam, eis que surge inesperadamente o Padre Josefo com o seu veículo agonizante de tanto uso. Ao descer do carro, o velho padre foi logo apresentado aos meninos que estavam ali.
- Este é o Padre Josefo, o novo sacerdote da igreja. Padre, estes aqui são Paulinho, Jorge, Maria, Guiomar e Antonio, todos meus ex-alunos, que deram a ideia de construir esse pequeno e rústico espaço, todo em troncos, ripas e palhas, que servirá de um tudo, como, por exemplo, local de bate-papo, de reuniões, de aulas e até de evangelização, se for o caso. São muitos outros meninos e meninos que tiveram a ideia e estão vindo aqui quando podem para levantar devarinho cada coisa. Como pode perceber, ainda falta quase tudo, principalmente levantar o que eles chamam de parede, mas o importante é que vamos conseguir e até nome já tem, pois já denominaram de barracão de tudo – Falava Lucas, enquanto puxava e oferecia uma cadeira para o padre sentar.
- Muito prazer em conhecer pessoas maravilhosas como vocês parecem ser. Trabalhadoras, estudando e principalmente que têm ideais, e isso é muito importante, principalmente nessa fase encantadora da vida, quando a parte dos jovens dessa idade infelizmente está sendo desviada para outros e tortuosos caminhos. Saibam que todo pensamento de construção é sempre bom, demonstra que temos objetivos e que queremos realizar algo na vida. Isso certamente criará um grande senso de responsabilidade entre vocês que mais tarde produzirá os melhores frutos, podem acreditar. Mas quanto a você Lucas... – Se apresentou o homem da igreja, alegre e entusiasmado pelo que via e preferindo ficar em pé para observar melhor o trabalho, e já falando com relação a Lucas.
- Quanto a mim o que Padre Josefo, o que tens a me dizer? – Perguntou Lucas, com os braços carregados de ripas.
- Quanto a você procure imediatamente parar essa construção... – Disse o padre, para espanto de todos, que se voltaram para o homem com olhos de quem não estavam entendendo nada.
Estava sério, mas o padre continuou a falar sorridente:
- É isso mesmo Lucas, seria por demais trabalhoso para vocês construírem uma coisa agora e amanhã ter de derrubar ou refazer tudo para erguer no lugar uma obra muito maior. Sei que é uma coisa simples, rústica e objetivando apenas acolher por instantes, como entendi pelo que disseram, mas o problema é que, diante do que vocês pretendem fazer, dos reais objetivos desta obra, não dou nem um mês para que não caiba nem a metade das pessoas que virão para cá, entre jovens, adultos e velhos, e disso tenham certeza... – Foi interrompido por Lucas:
- Mas padre, isso aqui é quase uma brincadeira. A ideia desses meninos foi apenas de ter um espaçozinho simples para se reunirem quando estiverem entediados da cidade e não como algo muito maior que acolhesse outras pessoas. Ademais, padre, o esforço da gente já está sendo grande demais para encontrar material para trazer até aqui, pois acredite que até palha está sendo difícil de ser encontrada...
- Tudo bem, tudo bem, eu entendo. As coisas boas sempre são construídas com grandes dificuldades. Contudo, diante da grandiosidade do que estou vendo, pois pressinto a mão de Deus nisso tudo, quero desde já fazer um acordo com todos vocês. Até poderíamos marcar uma reunião num dia em que todos estivessem aqui. Mas vamos ao que proponho como acordo: dois meses a partir do dia que vocês inaugurarem este barracão, se começarem a perceber que o espaço está ficando pequeno demais para vocês e que as atividades aqui desenvolvidas já estão sendo poucas para o que as pessoas pedem, então eu assumo o compromisso de ajudar na ampliação desse barracão, estamos certos assim?
Foi quando Paulinho se aproximou do padre e perguntou:
- Já que é padre, por que quando estiver pronto não vem celebrar missa aqui de vez em quando?
Por essa Padre Josefo não estava esperando.


continua...





Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: